domingo, 14 de fevereiro de 2010

Malaquias 3: 3 (texto e contexto)


Algumas vezes não compreendemos o real sentido de um texto bíblico por não dominar o contexto. As ilustrações usadas em muitas parábolas faziam parte do cotidiano da época, mas com o avançar do tempo, não fazem mais parte do nosso! Nada melhor então que ir atras do contesto de algumas delas para melhor absorção do texto.



Texto: "Assentar-se-á como o derretido e purificador de prata; purificará os filhos de Levi e os refinará como o ouro e como a prata; eles terão ao SENHOR justas ofertas." (ML 3: 3)

Contexto: Esse texto compara Deus com um "purificador de prata". No refinamento da prata o ourives deve manter a prata no meio do fogo, onde as chamas forem mais quentes de forma a queimar todas as impurezas. Podemos comparar esse fogo com as provações e dificuldades da vida. Mas Deus não nos deixa lá, sozinhos em meio as chamas... O verso diz que: "Assentar-se-á como o derretedor e purificador de prata". O ourives se mantem o tempo todo sentado em frente ao fogo, ele não tira os olhos da prata nem por um instante pois se prata fosse deixada, apenas por um momento, em demasia nas chamas ela seria destruída.
Como é bom saber que Deus usa nossos problemas para nos purificar. Melhor ainda é saber que mesmo em meio ao "fogo" das dificuldades e tentações ele nunca nos abandona!
-Mas como saber quando a prata esta totalmente pura?
Simples. Quando o Ourives pode ver sua própria imagem nela ele sabe que o trabalho está feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário