quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Romanos 14:5 (texto e contexto)

 Por ser Adventícia do sétimo dia, o  versículo de Romanos 14:5 me deixou por muito tempo com algumas duvidas.
" Há quem considere um dia mais sagrado do que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente." (RM 14:5)

 Será que Paulo esta afirmando que guardar o sábado é desnecessário?
Quando li esse texto pela primeira vez fiquei com sérias duvidas, e não  encontrei na época nenhuma explicação para esse versículo. Como sabia que não deveria deixar um texto que não compreendo atrapalhar a luz que já recebi, orei a Deus pedindo resposta e esperei sem me desesperar.
 A resposta só veio com o livro tempos de esperança, e erro na minha conclusão estava em ler um texto sem seu contesto. Um grave problema. Colocarei aqui alguns dos argumentos e explicações sobre o texto além de minha opinião.
 Uma das coisas que pode gerar uma má interpretação de um texto é força-lo a falar o que ele não fala. "Algumas vezes ajuda observar com cuidado o que um texto da Bíblia não diz[...]. Os versos 5 e 6  não mencionam acerca da adoração no sábado. Eles simplesmente falam acerca de um dia. Dizer a partir disso que esse dia em particular é o sábado é uma pressuposição sem garantias."
Devemos observar de que o texto fala antes de tirar qualquer conclusões. Nesse caso o texto está falando sobre "assuntos controversos" (RM 14:1).
O pastor Mark Finley  afirma que o assunto debatido eram os dias de jejum, não os dias de Sábado. "alguns cristãos judeus acreditavam que havia um mérito especial em jejuar durante determinados dias. Então eles julgavam os outros a partir de seu próprio padrão."
 Podemos levar então o conselho de Paulo, " que o fato de jejuar ou não num dia em particular é uma questão de consciência individual e não um mandamento de Deus" , para muitas áreas de nossa vida cristã.
 Deus nos deixou muitas normas de conduta que servem para qualquer época. Entretanto, para algumas coisas só podemos contar com nossa consciência e com a orientação do Espírito Santo, nesse casos não devemos julgar os outros por sua forma de proceder.

Espero ter ajudado. Um grande abraço a todos e que Deus nos Guie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário